WhatsApp

Quer Reciclar?

SEMANA DO MEIO AMBIENTE 2017

Apresentação4

ECOPONTOS DISPONÍVEIS EM NATAL/RN

ECOPONTO2

Natal Reciclagem adere ao Projeto Setembro Cidadão

SET CIDADÃO 1

Jornal da Tropical Ponto de coleta do lixo eletrônico

 

09-06-2016

TRT-RN: Semana do Meio Ambiente terá início nesta terça-feira (07)

Está tudo pronto no Tribunal Regional do Trabalho do Rio Grande do Norte para a 7ª Semana do Meio Ambiente que terá início amanhã (07), às 9h, com o tema: “Consumo Consciente e Descarte Correto”.

O evento segue até o dia 09 de junho e tem o objetivo de divulgar projetos do TRT-RN ligados à responsabilidade socioambiental e conscientizar magistrados, servidores e usuários da justiça, sobre a importância do cuidado e respeito que devemos ter com o meio ambiente, que começa desde o consumo consciente até o descarte correto.

Na programação do evento, na terça dia 07 de junho, às 9h, a presidente do TRT-RN, desembargadora Joseane Dantas dos Santos, promoverá a abertura oficial da Semana do Meio Ambiente e, em seguida, será inaugurado o Ecoponto permanente do TRT-RN.

O Ecoponto permanente do tribunal está situado entre o prédio administrativo e o prédio das varas, e servirá para coleta de resíduos sólidos dos magistrados, servidores e usuários da justiça.

Em seguida, haverá o lançamento de projetos pilotos para a diminuição dos cestos de lixo existentes nas unidades de trabalho que vai buscar contribuir com a separação consciente dos resíduos sólidos e ainda facilitar o trabalho dos profissionais terceirizados em 04 setores diferentes do TRT-RN.

Ainda na terça-feira (07), haverá a feira orgânica da Justiça do Trabalho Potiguar, que ocorre todas as terças-feiras, com a venda de frutas, verduras, pães e bolos sem glúten e sem lactose, além da venda de mudas de plantas e ervas e de sabão ecológico feitos de óleo de cozinha usado, vassouras feitas da reciclagem de garrafas pet e exposição de Bonsai. O primeiro dia da Semana do Meio Ambiente seguirá com uma oficina de Bonsai, das 10h às 11h e com a distribuição de mudas de árvores nativas doadas pela ONG Horto Pitimbu.

Na quarta-feira (08), a programação conta com a exposição de Bonsai e venda de vassouras feitas da reciclagem de garrafas pet e de sabão ecológico feitos de óleo de cozinha usado. A novidade na programação será uma feira orgânica da Horta Viva e a coleta de resíduos recicláveis no Ecoponto permanente do TRT-RN. Magistrados, servidores e usuários da Justiça do Trabalho poderão ganhar mudas de árvores nativas doadas pela ONG Horto Pitimbu.

No último dia do evento, 09 de junho, haverá a coleta de resíduos recicláveis no Ecoponto permanente do TRT-RN, exposições, distribuições de mudas de árvores nativas e oficina de Bonsai, das 10h às 11h. Ao final da Oficina, haverá o sorteio de um bonsai para os participantes.

Campanha de coleta de lixo eletrônico em Natal

Pensando na proposta da reciclagem e descarte correto, o TRT-RN aderiu à Campanha do Lixo Eletrônico da Natal Reciclagem e terá um ponto permanente de coleta de lixo eletrônico.

A ação acontece desde 2011 e já foram recolhidos mais de 80 toneladas de Lixo Eletrônico. No entanto, tal volume não corresponde nem a 1% do lixo que a cidade gera.

Nesta campanha deste ano serão recebidos: Celulares, carregadores, notebook, nobreak, estabilizador, tablet, CPU, monitor, TV, impressora, modem, CD-ROM, telefone, DVD, vídeo cassete, radio, caixa de som, relógio, micro-ondas, liquidificadores, secadores, exaustores, ventiladores, pendrive, central telefônica, fios, cabos elétricos, fone de ouvido, teclado, mouse, controle remoto, câmera fotográfica, retroprojetor, decodificador, geradores, placas de circuitos, conectores, gravador, scanner, swith, ipod, mp3, calculadora, lanterna, auto falante, triturador, antena, receptor, webcam, microfone, enfim, todo e qualquer eletroeletrônico poderá ser entregue durante a campanha.

Fonte: Ascom – TRT/21ª Região

trt

Shopping vira Ecoponto para entrega de lixo eletrônico na Semana do Meio Ambiente

Quem acumula lixo eletrônico em casa, mas não sabe como descartá-lo, tem a oportunidade de dar a destinação correta no Natal Shopping. Esse é um dos Ecopontos espalhados pela cidade para a coleta de eletroeletrônicos durante a Semana do Meio Ambiente, de 6 a 10 de junho. A iniciativa é organizada pela empresa Natal Reciclagem, que incentiva a prática da cidadania por meio da conscientização ambiental.

Serão recebidos todos os tipos de materiais eletrônicos, como celulares, carregadores, notebooks, CD-ROM, telefones, relógios, micro-ondas, fios, microfones, entre outros. Apenas as lâmpadas não serão recolhidas, mas podem ser entregues diretamente aos lojistas e revendedores de seus fabricantes, conforme previsão em lei. Promovida pelo sexto ano, a Campanha do Lixo Eletrônico já arrecadou desde 2011 mais de 80 toneladas de resíduos, valor que não corresponde a 1% do total gerado na cidade.

Após o período de coleta, o material é transportado para o ecoponto fixo da Natal Reciclagem, onde será pesado, quantificado, desmontado e separado para envio às devidas indústrias de reciclagem. Nelas, o eletroeletrônico vira matéria-prima para a fabricação de um novo produto. “Sabemos da importância de campanhas como essa, pois muitos desconhecem que existem maneiras fáceis de descartar o lixo eletrônico. Nosso apoio se sustenta na esperança de promover novos hábitos sustentáveis”, afirma Felipe Furtado, superintendente do Natal Shopping.

Cópia autorizada mediante citação com link: http://oportaln10.com.br/shopping-vira-ecoponto-para-entrega-de-lixo-eletronico-na-semana-do-meio-ambiente-47849/#ixzz4Byt7Ko9r
Under Creative Commons License: Attribution
Follow us: @PortalN10 on Twitter | PortalN10 on Facebook

 

natalshop

PGJ recolhe 60 quilos de lixo eletrônico durante campanha

 

 

 

 

 

A participação do Ministério Público do Rio Grande do Norte na  6ª Campanha do Lixo Eletrônico em Natal resultou no recolhimento de 62 kg de eletroeletrônicos pós-consumo. A ação aconteceu no período de 6 a 10 de junho durante a semana do meio ambiente. O produto foi recolhido na Procuradoria Geral de Justiça (PGJ) e classificado como resíduo classe 1.
O material foi entregue à empresa Natal Reciclagem Ltda. que dará o tratamento adequado (iniciado na logística de coleta) até a destinação final – seguindo os parâmetros da legislação ambiental. A ação no MPRN contou com o apoio do Centro de Apoio às Promotorias do Meio Ambiente (CAOP-MA).
Na campanha 2016, além do MPRN, a empresa montou ainda oito ecopontos de coleta do lixo eletrônico abertos ao público em geral (Sebrae, Miranda Computação, Natal Shopping Center, OAB, Cemure, TRT, UNI e CCAB Sul) nas regiões leste, oeste e sul da capital, além do ecoponto fixo de empresa localizado na Cidade da Esperança. Outros quatro ecopontos serviram para coletas internas para os integrantes das instituições, caso da Cosern, Fiern e Base Naval de Natal.
Entre o material coletado nesses ecopontos estão: placas de circuitos, teclados, cabos elétricos, conectores, impressoras, CPUs, mouse, celulares, modem, rádio, gravador, dvd, vídeo cassete, scanner, câmera fotográfica, ventilador, microfone, carregadores de energia e etc. Cerca de 97% desses resíduos vão retornar ao ciclo produtivo, através do processo de reciclagem e serão transformados em matéria prima para a fabricação de um novo produto.

 

Fonte: http://www.mprn.mp.br/portal/inicio/noticias/7491-pgj-recolhe-60-quilos-de-lixo-eletronico-durante-campanha 

mp2