Campanha de recolhimento de lixo eletrônico termina hoje

DEPOSITEimage002

Os potiguares poderão descartar seus equipamentos eletrônicos em desuso ou quebrado para dar o destino correto até esta sexta-feira (10) nos ecopontos localizados na loja Miranda da Prudente de Morais, em Natal, e do Partage Shopping Mossoró. A campanha iniciada na última segunda-feira é promovida pela Miranda em parceria com a Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Mossoró (ASCAMAREM) e a Natal Reciclagem, que receberão o material para desmonte e reciclagem. Além de recolher o lixo e dar o destino correto, o objetivo da campanha é conscientizar a população dos perigos do descarte inadequado e chamar atenção do poder público para o problema que vem se agravando a cada ano pela falta de um local adequado do governo onde as pessoas possam despejar seus eletrônicos. “No ano passado, a ação aconteceu apenas em Natal e arrecadou cerca de 1,5 toneladas de lixo eletrônico. Este ano, com a adesão dos mossoroenses, esperamos que este número seja ainda maior, mas para isso precisamos contar com uma maior participação e consciência da população”, afirma Afrânio Miranda, diretor administrativo da Miranda.

 Para se ter uma ideia, os potiguares são responsáveis pela produção de 5 mil toneladas de lixo eletrônico por ano, desses, apenas 0,5% recebem o destino correto, segundo dados da Natal Reciclagem. No Brasil, conforme relatório da ONU, somente durante o ano de 2014 foram produzidos 1,4 milhão de toneladas de resíduos eletrônicos. “É importante que hajamos no sentido de promover ações que possam tentar diminuir os danos do lixo eletrônico ao meio ambiente, pois o Brasil é atualmente o campeão em produção desse tipo de lixo na América Latina e ainda não possui uma política pública de descarte adequada”, ressalta.  Segundo o empresário, o lixo eletrônico cresce 3 vezes mais do que o lixo comum e possui alguns materiais como chumbo, mercúrio, cádmio e arsênio que são prejudiciais à saúde humana e não devem ser acumulados em casa e nem descartados junto ao lixo comum. “Para se ter uma noção, só o celular possui de 500 a 1000 substâncias químicas, algumas altamente poluentes, e esses aparelhos vêm se renovando cada vez mais rápido”, acrescenta.

Grandes volumes

O descarte para grandes geradores ou empresa com quantidades em Natal deverá ser feito direto a Natal Reciclagem – Rua Adolfo Gordo, 2279, bairro Cidade da Esperança (Funcionamento: Seg à Sex – das 7h30 às 11h30 / 13h30 às 17h30). Em Mossoró, grandes volumes devem ser direcionados à ASCAMAREM – Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Mossoró – Rua Aderaldo Felix Bezerra, 1001, bairro Santa Helena, Mossoró (Funcionamento: Seg à Sex – das 7h às 17h).

Material arrecadado

Nesta Campanha, serão recebidos: Celulares, carregadores, notebook, nobreak, estabilizador, tablet, CPU, monitor, TV, impressora, modem, CD-ROM, telefone, DVD, vídeo cassete, radio, caixa de som, relógio, pendrive, fios, cabos elétricos, fone de ouvido, teclado, mouse, controle remoto, câmera fotográfica, retroprojetor, placas de circuitos, conectores, gravador, scanner, swith, ipod, mp3, calculadora, lanterna, auto falante, antena, receptor, webcam, microfone.

Danos à saúde

Confira abaixo os principais efeitos ao organismo causados por elementos e substâncias nocivas presente nesses equipamentos:

Chumbo: Causa danos ao sistema nervoso e sanguíneo

Onde é usado: Computador, celular, televisão

Mercúrio: Causa danos cerebrais e ao fígado
Onde é usado: Computador, monitor e TV de tela plana

Cádmio: Causa envenenamento, danos aos ossos, rins e pulmões
Onde é usado: Computador, monitores de tubo antigos, baterias de laptops

Arsênico: Causa doenças de pele, prejudica o sistema nervoso e pode causar câncer no pulmão
Onde é usado: Celular

PVC: Se queimado e inalado, pode causar problemas respiratórios
Onde é usado: Em fios, para isolar corrente

Belírio: Causa câncer no pulmão
Onde é usado: Computador, celular

Retardantes de chamas (BRT): Causam desordens hormonais, nervosas e reprodutivas
Onde é usado: Diversos componentes eletrônicos, para prevenir incêndios.

Fonte: http://www.pontodevistaonline.com.br/campanha-de-recolhimento-de-lixo-eletronico-termina-hoje/

 

FALE CONOSCO!

Não estamos online agora. Mas, você poderá enviar suas dúvidas, que em breve responderemos.

Questões, dúvidas? Em que podemos ajudar?

Pressione ENTER para Conversar